Focus Esoterismo  

Magia de Amor

>> ESOTERISMO <<
 Título: Ansiedade / Aromaterapia Data: 04/06/2009
 
Ansiedade: é possível acalmar a mente?

Por Sâmia Maluf


Agitação, pressões, estresse ... Estas três palavras parecem definir o cotidiano de muitas pessoas. É por esta razão que muitos sofrem com os transtornos causados pela ansiedade – chamada na Medicina de “estado problemático da mente”.

É comum nos sentirmos ansiosos quando estamos diante de uma situação real e palpável que excita nosso Sistema Nervoso Central. Nosso corpo responde com taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, dor de cabeça, aumento das secreções e mobilidade intestinal, entre outras manifestações.

Com base na explicação dada acima, fica claro entender que a ansiedade é algo que faz parte da natureza humana. Freqüentemente, nos deparamos com situações que geram medo e ansiedade. Quando o problema é resolvido, a ansiedade desaparece.

No entanto, a ansiedade torna-se um problema quando é excessiva e prolongada, geralmente desencadeada por fatores não-concretos. As pessoas ficam paralisadas, começam a cultivar sentimentos negativos e o corpo responde com enxaqueca, alergias, insônias, problemas digestivos e tensões musculares não existentes, prejudicando a saúde.

Nos momentos em que se faz necessário diminuir os efeitos da ansiedade, a aromaterapia é uma excelente opção. Os óleos essenciais puros, quando utilizados em banhos, massagens, diluídos em cremes e óleos ou na aromatização de ambientes, ajudam as pessoas a encontrar o caminho do reequilíbrio.

Nestas situações, vale usar bergamota, camomila, sálvia esclaréia, cipreste, olíbano, gerânio, junípero, lavanda, limette, manjerona, néroli, patchouli, rosa e ylang ylang, entre outros.

Para os que sofrem de excesso de ansiedade, sugiro as seguintes sinergias:

Blend 1


3 gotas de óleo essencial de lavanda
1 gota de óleo essencial de camomila
2 gotas de óleo essencial de ylang ylang

Blend 2

3 gotas de óleo essencial de bergamota
2 gotas de óleo essencial de lavanda
1 gota de óleo essencial de gerânio

Blend 3

2 gotas de óleo essencial de sálvia esclaréia
2 gotas de óleo essencial de mandarina
2 gotas de óleo essencial de gerânio

Blend 4

3 gotas de óleo essencial de petigrain
2 gotas de óleo essencial de junípero
1 gota de óleo essencial de rosa

No mais, recomendo a prática de meditação, sessões de relaxamento, yoga e tai-chi-chuan para ajudar os ansiosos a modificar o estilo de vida. Fiquem longe de chás que contenham cafeína, bebidas alcoólicas e café. Cuide de sua mente e de seu corpo. Ficarei torcendo por você!


Samia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site www.bysamia.com.br . Contatos também pelo tel. (11) 3679-8001. E-mail: atendimento@bysamia.com.br

Autorizo a publicação deste artigo no PORTAL ESOTÉRICO TAROTDOAMOR


  Enviar este artigo a um amigo

 
 
Entrar no Site Entar no Site
   

 
Produzido pela equipe tarotdoamor, proibida cópia ou reprodução sem autorização prévia. Sujeito a sanções previstas em leis.
Tarot do Amor Todos os direitos reservados   
E-mail: contato@tarotdoamor.com.br 

 Site desenvolvido por: www.comercialweb.com.br