Focus Esoterismo

>> ESOTERISMO <<
 Título: Estresse, obesidade tratados com Aromaterapia Data: 28/05/2009
 
Estresse e obesidade podem ser tratados com Aromaterapia


Por Sâmia Maluf

A agitada vida moderna provoca uma série de alterações fisiológicas no ser humano. O nosso organismo é preparado para obedecer a certa rotina e, quando essa seqüência é quebrada, há um desequilíbrio hormonal.

Ao despertar, nosso corpo está preparado para atividades intensas. Na hora do almoço, estamos prontos para a digestão. Depois, estamos renovados para encarar as tarefas do trabalho e, no fim da tarde, quando o sol está se pondo, o organismo desacelera e diminui a produtividade. À noite, o organismo volta a se restabelecer para a execução de atividades intelectuais e sociais e, logo depois, se prepara para o repouso.

Quando esses padrões e hábitos diários, como comer e dormir, são alterados, ocorre o desgaste orgânico. Isso implica em vulnerabilidade a doenças e envelhecimento acelerado. O organismo leva um tempo para se adaptar às porque estamos geneticamente programados para nos manter ativos com a luz solar (diurno). Ao alterar o padrão, ocorre conflito ou desarmonia no funcionamento glandular.

Todos os acontecimentos fisiológicos podem ser alterados nos momentos de estresse. Algumas pessoas recorrem aos alimentos para se refugiar de seus problemas emocionais, afetando seu metabolismo e atingindo-as de forma negativa. Eis aí uma das causas da obesidade.

Para solucionar o problema, além do controle alimentar é necessário que haja acompanhamento médico multidisciplinar adequado. A Aromaterapia também contribui de forma positiva, agindo como coadjuvante nos tratamentos. Os aromas trabalham não somente o fisiológico, mas principalmente o emocional, que nestes casos provocam grandes alterações.

Chás de hibiscus, erva doce, cavalinha e o famoso chá verde são excelentes para restabelecer a harmonia e o equilíbrio do corpo. Os Óleos Essenciais (OE) de Grapefruit, Lavanda, Lemongrass e Pau Rosa também auxiliam no combate à obesidade.

Veja alguns procedimentos da Aromaterapia contra o excesso de peso:

Higienização com OE Tea Tree ou OE Lavanda

200 ml de água
2 gotas de OE de Tea Tree ou OE de Lavanda
1 fralda
1 bowl

Coloque a água no bowl e o OE escolhido. Molhe a fralda, tire o excesso de água e passe em toda área que será trabalhada.

Esfoliação com OE de Lemongrass

3 colheres de Argila Rain Forest
50ml água
5 gotas de OE de Lemongrass

Em um bowl coloque todos os ingredientes e mexa de forma delicada até que a mistura fique homogênea. Passe no corpo em movimentos circulares e enxágüe em seguida.

Bandagem com OE e Erva Doce

1 colher de sopa de Hibiscus Line Organic (chá)
4 colheres de sopa de água quente
2 colheres de sopa de Argila Rain Forest
3 gotas de OE de Erva Doce

Em um bowl, coloque o Hibiscus e a água quente. Mexa com delicadeza para soltar o pigmento rosa e adicione os demais componentes. Com pincel de cerdas suaves, passe a máscara de forma delicada no sentido das fibras musculares facial, pescoço e colo. Coloque nos olhos algodão embebido em solução de Água Perfumada de Lavanda. Deixe descansar e siga o procedimento.

Drenagem Linfática com OE de Grapefruit

1 colher de Creme Base Neutro
1 colher de Óleo Vegetal de Semente de Uva
3 gotas de OE de Grapefruit

Coloque tudo em um bowl pequeno. Mexa de forma delicada até que se torne uma mistura homogênea. Aplique com movimentos drenantes.

Caso consiga, faça todos os procedimentos uma vez por semana. Lembre-se: é importante ter momentos só seus, dedicados à saúde e à beleza. Alguns minutos semanais trarão inúmeros benefícios e auto-conhecimento a você.


*Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site www.bysamia.com.br . Contatos também pelo tel. (11) 3679-8001. E-mail: atendimento@bysamia.com.br

Autorizo a publicação deste artigo no Portal TAROTDOAMOR

  Enviar este artigo a um amigo

 
 
Entrar no Site Entar no Site
   

 
Produzido pela equipe tarotdoamor, proibida cópia ou reprodução sem autorização prévia. Sujeito a sanções previstas em leis.
Tarot do Amor Todos os direitos reservados   
E-mail: contato@tarotdoamor.com.br 

 Site desenvolvido por: www.comercialweb.com.br