Focus Esoterismo  

Magia de Amor

>> ESOTERISMO <<
 Título: Terapias holísticas Data: 28/05/2009
 
Terapias Holísticas

Por Sâmia Maluf


Massagem energética, terapias corporais e acupuntura são alguns dos tratamentos atuais com origem na Terapia Holística. O holismo é uma filosofia que busca a harmonização das energias vitais e, portanto, o equilíbrio entre corpo, mente e universo. Vem do grego holos, que significa totalidade. Assim, trata o ser humano como um todo, buscando prevenir – ao invés de curar – sintomas ou doenças, de dentro para fora, por meio de estímulos provenientes da natureza.

Seja por questões ecológicas ou pela busca de qualidade de vida, as terapias holísticas vêm sendo mais procuradas porque são as mais compatíveis com a pele e o interior da pessoa. O Terapeuta Holístico utiliza técnicas adaptadas de suas origens orientais e considera cada um de seus clientes como “casos singulares”. Ele deve avaliar a afinidade e a preferência do cliente por esta ou aquela modalidade terapêutica, de maneira a levá-lo à conquista da saúde e da beleza.

Hoje é possível aliar teorias e práticas milenares à tecnologia, respeitando a natureza. Cosméticos e equipamentos são fabricados por empresas socialmente responsáveis, com a garantia de que não vão estragar a pele, causar alergias e tampouco provocar malefícios ao universo. Novas técnicas de fabrico – mesmo em escala industrial – procuram copiar a natureza. Eliminam a lanolina – originária da gordura da lã do carneiro que pode provocar reações alérgicas – e utilizam óleos essenciais, extratos e óleos vegetais, sem combiná-los aos minerais, já que estes impedem que a pele respire e mantenha sua hidratação natural.

Toda essa volta ao selo “green” está ligada aos tempos do pós-guerra, quando o pouco alimento que sobrava servia para tratamentos estéticos: cascas de frutas, polpas de frutas maduras demais para o consumo... Para relaxar após um extenuante dia de trabalho na lavoura, as mulheres usavam na pele vegetais que elas próprias haviam cultivado. Hoje em dia, com órgãos de vigilância sanitária atuantes, não é mais possível usar os vegetais em seu formato natural, mas é possível retirá-los da natureza de maneira correta. Só para citar dois exemplos de tratamentos que adaptei de tradições: marrakesh hamman, feito com vapor composto da mistura de Argila Amazônica e óleos brasileiros; e Akasuri (purificação), procedimento japonês em que utilizo sementes de frutas brasileiras, num ritual composto de esfoliação, banho de ofurô e massagem.

Os spas holísticos veem o ser humano como continuação do universo e o tornam menos estressado e mais belo. Na cultura oriental, balneários e spas sempre foram frequentados para manter a saúde e, consequentemente, a beleza, e não por mera vaidade. Na cultura ocidental moderna, ainda hoje frequentar um spa significa luxo e intenção pura e simples de emagrecer ou relaxar, por causa dos tratamentos caros.

Para os europeus, é mero sinônimo de beleza. Já os escandinavos frequentam espaços termais e estendem os rituais dos banhos coletivos para dentro de casa. Essa é a perfeita integração: frequentar spas e clínicas periodicamente e, no dia-a-dia, manter em casa rituais de tratamentos holísticos. O papel do esteticista e do terapeuta holístico é orientar nesse sentido.

Deve-se começar pelo princípio do spa (que significa saúde pela água), bebendo um a dois litros por dia e, logo de manhã, como ensina a medicina ayurveda (ciência do conhecimento da vida), um copo de água morna com gotas de limão. É uma forma de lavar o organismo internamente e preparar o corpo e a mente para mais um dia. Tire momentos só seus para meditar. Relaxe, limpe a mente de pensamentos e preocupações e observe a respiração. Inspire e expire de olhos fechados, pelo menos 20 vezes. Sinta aumentar seu abdômen a cada inspirada, e diminuir na expiração. Se quiser, aromatize o ambiente com hortelã-pimenta para a maior limpeza dos pulmões.

A seguir, alongue-se: braços, pernas, pescoço, o corpo todo. Faça um ou dois exercícios de sua preferência e, se puder, frequente aulas de yoga, que favorece o tônus muscular e o organismo, melhora a circulação sanguínea e desintoxica mente e pele. Sempre que puder, caminhe. Deixe o carro na garagem para percorrer pequenas distâncias, suba e desça escadas em vez de esperar o elevador. Verá que esses pequenos gestos trarão grandes benefícios.

Evite ingerir refrigerantes; gorduras saturadas e alimentos processados. Prefira alimentos orgânicos e integrais, água e sucos, variando as receitas para não enjoar de uma dieta monótona! Se estiver na fase dos 50 anos, reforce o cuidado com a saúde, à base de muita disciplina. Quem se habituou a fazer exercícios e a controlar a alimentação terá mais facilidade para combater os efeitos da idade. Se você ainda não começou, nunca é tarde.

Terapias holísticas são um jeito de contornar os problemas de saúde decorrentes da idade e da vida moderna: alterações hormonais, ganho de peso, estresse, perda de massa muscular, prisão de ventre, varizes, altos níveis de colesterol e de glicemia. Tudo deve ser feito para evitar – ou pelo menos reduzir – a necessidade da ingestão de remédios e hormônios, que muitas vezes causam mais efeitos colaterais do que benefícios. Além disso, saúde em dia é sinônimo de maior proveito dos rituais de beleza e bem-estar.

*Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromatologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br . Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo e-mail atendimento@bysamia.com.br.

  Enviar este artigo a um amigo

 
 
Entrar no Site Entar no Site
   

 
Produzido pela equipe tarotdoamor, proibida cópia ou reprodução sem autorização prévia. Sujeito a sanções previstas em leis.
Tarot do Amor Todos os direitos reservados   
E-mail: contato@tarotdoamor.com.br 

 Site desenvolvido por: www.comercialweb.com.br